como criar um relacionamento duradouro com seu público!

Conquistar seguidores nas redes sociais e conseguir muitos likes é muito fácil, você só precisa investir em alguns anúncios e pronto. Mas, o objetivo principal que deveria mover todas as marcas, com certeza deve ser como criar um relacionamento duradouro com seu público e obter um bom engajamento nas redes sociais. Vamos ver algumas dicas de como fazer isto acontecer:

Você precisa conhecer o seu público!

Pra falar a verdade, não existe dica mais importante do que esta. Seja para trabalhar o marketing digital o marketing de conteúdo ou apenas algumas técnicas de social media, conhecer seu público é fundamental para o sucesso da sua estratégia.

Saber quem são suas personas (representações simplificadas dos clientes ideais de sua empresa) e desenvolver conteúdode acordo com o que seu público quer ver e tem interesse, certamente são a receita do seu sucesso.

Fale uma linguagem que seu público entenda!

Tão importante quanto conhecer seu público, compreender a maneira como ele se comunica é muito importante para que e sua mensagem seja compreendida exatamente da maneira quer. Você não deve conversar da mesma maneira com todo mundo, pois as pessoas entendem e se comunicam de forma diferente. Compreenda quem é seu público e a maneira como eles se comunicam, assim você saberá exatamente como abordá-los de forma efetiva.

Na hora de postar qualquer conteúdo, se coloque no lugar do seu público e pense:

O que eu ganho com este conteúdo?

Este conteúdo é útil para mim?

A postagem contém algo que possa me auxiliar a resolver algum problema?

Isso é muito importante. Ao tentar responder esta pergunta com os olhos do seu público, pois assim você vai produzir conteúdos muito mais atraentes e que vão gerar mais engajamento.

Escute o que seu público tem a dizer!

Faça perguntas, peça a opinião e escute tudo que o seu público falar para você ou de você. Permitir esta interação entre você ou sua marca e o seu público, só faz criar um relacionamento fantástico com sua audiência. Isso também tem a vantagem de te trazer novas ideias sobre conteúdos que você pode produzir.

Cada plataforma pede um conteúdo diferente!

Cada rede social possui um tipo conteúdo que envolve mais. Postar conteúdos únicos e exclusivos em plataformas diferentes vai garantir que seu conteúdo será entregue da melhor maneira possível para seus seguidores. Utilize imagens, vídeos, podcasts e quaisquer outros formatos que façam sentido para seu público e as redes sociais que você utiliza. Variar o formato do conteúdo que você produz é uma ótima maneira de ganhar relevância. Quanto mais você diversificar sua mensagem, menos as pessoas vão se entediar.

A cada tempo que passa, uma nova rede social é criada com um objetivo e uma proposta diferente. É muito importante ter a noção de que você não precisa estar presente em todas elas. É preciso analisar alguns itens, como:

Qual é o diferencial que cada uma oferece?

Onde ela se encaixa dentro de sua estratégia de marketing digital?

Onde o seu público é mais presente?

Você tem condições para alimentar conteúdo em tantas redes?

Aliás, este último item é muito importante, pois, não adianta nada sair por aí cadastrando o perfil da sua empresa em cada rede social e depois não conseguir produzir conteúdo o suficiente para alimentar seu canal.

Não haja como um robô!

Quando for responder uma mensagem no Facebook, um tweet ou um comentário no LinkedIn, lembre-se de não ser um robô. Haja como uma pessoa e não apenas como um perfil. Seja sempre educado e lembre-se de mostrar que você está ali para ajudar o seu público.

Crie uma identidade forte!

Uma marca com uma forte presença é aquela que, quando posta algum conteúdo, todo mundo já sabe que foi ela que postou.

Crie um manual de identidade, com maneiras com a qual você ou sua marca costumam cumprimentar, responder dúvidas, se despedir, etc.

O legal de ter um manual é que várias pessoas podem consultar, e assim, a personalidade da sua marca nas redes sociais se torna algo independente de determinado profissional que esteja produzindo o conteúdo naquele momento.

Esteja sempre ligado no mundo à sua volta!

Veja o que está acontecendo no mundo, comentar eventos de importância ou brincar com algum “meme” do momento, criam engajamento com o seu público. Uma boa sacada deve vir no momento certo, pois perder o “timing” é o limite entre criar um viral e perder a piada. Observe como o seu público está se relacionando com determinado evento e na dúvida, é sempre bom evitar assuntos muito polêmicos, mas o bom senso pode ser um bom guia na hora de definir o que pode ser aproveitado. Cuidado com comentários que não sejam adequados ou contrário à opinião da maioria do seu público.

Tenha sempre em mente uma meta!

Cada peça, cada conteúdo, cada estratégia deve ser executada de acordo com algum objetivo previamente estabelecido.

Muitas pessoas gastam mais tempo planejando um churrasco do que suas próprias vidas. Identificar onde você está e para onde quer ir é o passo inicial rumo ao sucesso. É imprescindível realizar uma auto-análise e mensurar seu desempenho ao longo deste trajeto, procurando saber se está no caminho certo ou se será necessário reajustar sua rota. Use caneta e papel e faça a você mesmo as perguntas abaixo, você pode se surpreender no processo.

Quais seus pontos fortes?

Quais seus pontos que precisam de melhoria?

Quais são suas oportunidades internas e externas?

Quais são seus dificuldades, limitações e ameaças?

O que você busca?

O que precisa acontecer para saber que você alcançou seu objetivo?

O que você aprendeu com esta auto-análise?

Se você não souber onde quer chegar, não vai saber que ações são mais eficientes para obter determinado tipo de retorno.

Lembre-se sempre de medir o seu desempenho!

Medir o seu desempenho é um processo fundamental para a sustentação da sua produção de conteúdo nas redes sociais.

Aposte em métricas importantes como: a visualização, o engajamento e a conversão e as informações de comportamento de seu público em relação a cada conteúdo postado.

Através destas métricas, você irá obter respostas poderosas sobre:

o que? quando? como? de que forma meu conteúdo impacta melhor a minha audiência?

Depois, basta usar estas respostas a seu favor. E é aí que entra a inteligência do negócio! A análise das métricas é um aliado incrível na hora de criar a sua estratégia de conteúdo, pois você estará extraindo informações fornecidas pelo seu próprio público através das ações dele em suas páginas.

Ao analisar os dados obtidos, você consegue perceber que tipo de conteúdo está impactando melhor a sua audiência e investir ainda mais neste formato. Através de ferramentas como o Google Analytics, o Facebook Insights e outras diversas disponíveis, você consegue visualizar dados sobre sua audiência e o comportamento dela. Você pode e deve usar isso a seu favor. Pense nisso!

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