Você sabe o que é uma ilustração?

A ilustração é uma imagem que normalmente acompanham um texto, com o objetivo de complementar ou facilitar sua compreensão. Pode ser uma pintura, desenho ou colagem. A ilustração serve para comunicar uma ideia de forma que, quem a veja, entenda exatamente o que se quis transmitir.

Um desenho sozinho, um rabisco inicial, um estudo num bloco de esboços ou mesmo finalizado, será sempre isso, um desenho ou estudo isolado. No momento em que esse desenho for usado para acompanhar um texto, um conceito ou um produto, por exemplo, ele estará ilustrando algo. Ele agora é uma ilustração. O mesmo vale para uma pintura ou gravura isolada. Sendo assim, uma fotografia também é uma ilustração quando acompanhar um texto, pois também estará ilustrando algo.

Ilustrar é portanto: descrever com imagens um conceito, texto ou produto, especialmente, ampliando sua visualização para além do que apenas palavras isoladas podem transmitir.

Um Ilustrador profissional precisa:

Saber desenhar à mão livre;
Ter um bom domínio sobre equilíbrio, perspectivas, proporções, luz e sombra;
Ter senso de estética e acabamento apurados;
Conhecer muitas técnicas e compreender os sistemas de impressão que existem;
Saber trabalhar igualmente, com cores e em preto e branco;
Conhecer muito bem o computador e o mundo digital;
Saber trabalhar com textos e conhecer profundamente as fontes e as regras do seu uso estético;
Manter um Portfólio bem montado com seus trabalhos como amostra;
Saber se relacionar com seus clientes de forma ética e competente.

O que vende um Ilustrador profissional?

O Ilustrador não vende desenho. O ilustrador não vende ilustração. Sei que pode parecer confuso, mas vou explicar melhor. Conforme a lei dos direitos autorais, o ilustrador vende o direito de uso da imagem que ele criou. No ato da venda destes direitos, o ilustrador especifica em um contrato entre ele e o cliente, onde e por quanto tempo a ilustração poderá ser usada. Ao término do contrato, os direitos retornam para o ilustrador. Simples assim.